Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 8 minutos 32 segundos atrás

Vox, o dinheiro escondido do neo-franquismo

8 minutos 32 segundos atrás
O Vox é financiado por empresários que não querem dar a cara pela extrema-direita. Por isso, e para contornar a lei que limita os montantes de financiamento, a direção do partido deu orientações aos dirigentes locais para utilizarem testas de ferro que serviam para esconder o rasto do dinheiro.

António Costa diz-se “perplexo” com memorando entre RTP e Federação de Futebol

8 minutos 32 segundos atrás
Catarina Martins questionou o primeiro-ministro sobre o memorando assinado pelos administradores da RTP e a FPF, em que a televisão pública ajuda com os seus próprios meios a criar um canal concorrente. António Costa diz que já pediu explicações à RTP.

Google ataca fake news

1 hora 9 minutos atrás
Só na União Europeia, foram suspensas mais de 48 mil contas de publicidade em sites de notícias falsas. Reino Unido é o país mais afetado pela guerra às fake news, Portugal está no top 10.

Há mais do dobro das mortes estimadas anteriormente por poluição do ar

2 horas 10 minutos atrás
A contaminação do ar mata mais do que o tabaco. E uma investigação do Instituto Max Plank conclui que os números são piores do que o que era conhecido. Em 2015, terão sido 15 mil mortes em Portugal por esta causa.

Para quê ir à escola se não haverá futuro?

2 horas 10 minutos atrás
Esta é uma enorme lição de responsabilidade que estes jovens estão a dar perante a irresponsabilidade de uma elite mundial que lhes falha, agarrada à ideia de que o planeta é apenas seu.

Zona franca da Madeira: governo "não pode fingir que não se passa nada"

4 horas 10 minutos atrás
Mariana Mortágua considera uma fraude o que se passa na zona franca da Madeira, face à qual o governo "não pode continuar a fingir". A zona franca deveria terminar, mas garantias efetivas de criação de emprego foram recusadas pelo PS e direita.

O amor ao carro e o “carro do amor”

4 horas 10 minutos atrás
Parece que há por aí umas televisões tipo Sto António, a virar casamenteiras. Ou, pelo menos, ajuntadeiras.

Milhares de croatas pedem tolerância zero para violência doméstica

5 horas 12 minutos atrás
No fim-de-semana passado, cerca de 3 mil pessoas manifestaram-se em Zagreb para reclamar tolerância zero para com a violência doméstica. Os manifestantes queriam ainda mais medidas de prevenção das autoridades e legislativas.

“Em Portugal, o PS mantém defesa acrítica do Tratado Orçamental”

5 horas 12 minutos atrás
Em entrevista ao Jornal de Negócios, Marisa Matias afirma que os últimos anos mostraram que o confronto com Bruxelas, imposto pelo acordo à esquerda, deu bons resultados para Portugal. E vê Centeno mais confortável no Eurogrupo, onde pode aplicar o programa económico que defendia para o país e foi travado pelos partidos à esquerda. 

E se lutarmos por um tempo novo?

6 horas 13 minutos atrás
Das crises da União Europeia à reivindicação soberana como saída progressista. Texto de Fernando Bessa Ribeiro, Manuel Carlos Silva e António Cardoso.

A justiça climática é a luta pelo destino da Humanidade

17 horas 24 minutos atrás
Só faremos isto em conjunto, pela acção persistente e decidida de milhões de pessoas. “Vamos mudar o destino da Humanidade.”

Zona franca da Madeira: descontos no IRC são auxílio ilegal às empresas

Seg, 18/03/2019 - 23:07
Portugal terá prestado auxílio ilegal às empresas da zona franca da Madeira, cobrando-lhes IRC reduzido sem que cumprissem as condições para tal, afirma a Comissão Europeia. Empresas poderão ter de pagar impostos em falta se a posição se confirmar.

Almaraz: mais uma década de nuclear?

Seg, 18/03/2019 - 23:07
A central nuclear de Almaraz é uma peça importante a ser jogada pelas principais empresas elétricas de Espanha. Esta terça-feira voltarão a reunir em busca de um acordo sobre o pedido de renovação da licença de exploração que tem de ser feito até 31 de março. O prolongamento da exploração será pelo menos até 2028.

Ciclone Idai provoca desastre humanitário em Moçambique

Seg, 18/03/2019 - 23:07
Cruz Vermelha aponta destruição de 90% na cidade da Beira, a zona de impacto do ciclone. Presidente moçambicano Filipe Nyusi diz que o número de mortos pode elevar-se a mais de mil. Centenas de milhares estão desalojados.

Defender a internet contra o Artigo 13 e a censura digital

Seg, 18/03/2019 - 22:07
Marisa Matias explica o que é o Artigo 13, quais as suas implicações e as razões pelas quais é contra a sua aprovação.

“O povo moçambicano precisa de toda a nossa solidariedade”

Seg, 18/03/2019 - 20:05
Após a reunião com o Presidente da República, Catarina Martins expressou pesar e solidariedade com o povo moçambicano vítima da tragédia climática. E defendeu soluções para desbloquear o impasse entre governo e trabalhadores do Estado.

Pedidos de nacionalidade portuguesas disparam nos últimos dois anos

Seg, 18/03/2019 - 18:04
Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% nos últimos dois anos, e os pedidos aceites 35%. Ao todo, na última década o país ganhou 400 mil novos cidadãos por esta via.

Universidade Nova estuda desigualdade de género na instituição

Seg, 18/03/2019 - 17:04
A Universidade Nova de Lisboa está a estudar a presença das mulheres em cargos de decisão da instituição. O objetivo é apresentar medidas que garantam a igualdade de género. A informação é da Lusa.

Presidenciais na Eslováquia: Čaputová e Šefčovič na segunda volta

Seg, 18/03/2019 - 16:04
Na 1ª volta das eleições presidenciais, que decorreu no passado sábado, apuraram-se para a 2ª volta a centrista Zuzana Čaputová e o independente pró-governamental Maroš Šefčovič.

Páginas