Crime contra o património em Torres Novas

A destruição das chaminés foi um ato planeado e premeditado conforme esclarecimento do próprio dono da obra.

Não pode ficar sem castigo.

NOTA de IMPRENSA

A destruição das chaminés da antiga fábrica “Alves das Lãs” é um crime contra o património arquitetónico e histórico de Torres Novas.

O Bloco de Esquerda de Torres Novas manifestou de imediato a sua estupefação e indignação face à destruição deste património.

A destruição das chaminés foi um ato planeado e premeditado conforme esclarecimento do próprio dono da obra.

O dono da obra tem de repor o que agora destruiu.

O licenciamento das novas instalações do Intermarché na Cancela do Leão é um processo que se tem arrastado no tempo, muito controverso e com vários episódios de pura incompetência por parte da Câmara Municipal.

Este licenciamento teve também uma brutal isenção de taxas (cerca de 94 mil euros) no ano de 2020, o que chocou quando comparado com os apoios ao comércio local. Estávamos em plena pandemia.

A nota oficial da Câmara Municipal afirma que esta não tinha conhecimento da demolição das chaminés e que não entrou nenhum pedido nos serviços do Urbanismo, ao mesmo tempo que confirma que o projeto aprovado para o local prevê a manutenção das duas chaminés.

Os esclarecimentos da gerência do Intermarché dizem que a demolição se tratou de uma “inevitabilidade” após “estudos e pareceres que fizeram e solicitaram”. Pergunta-se: Durante esse tempo não contactaram a Câmara? Não lhes passou pela cabeça que a população de Torres Novas não ia aceitar ver as chaminés a serem destruídas sem um motivo de força maior? Nenhum técnico da equipa do Intermarché se lembrou que era obrigatório comunicar à câmara municipal qualquer alteração ao projeto e o mesmo para demolição?

Agora pode-se apresentar todos os estudos, as chaminés já cá não estão para fazer contraditório, se fosse caso disso.

A exigência que se ouve por todo o lado é que o Intermarché reponha as chaminés (embora já não seja a mesma coisa).

A Câmara tem que atuar! Esclarecer todo este processo, obter garantias de que as chaminés vão ser repostas e aplicar todas as coimas previstas para este caso. É a autoridade do Município que está em causa. Esperemos que não se aplique a velha máxima “forte com os fracos e fraco com os fortes”….

O Bloco de Esquerda de Torres Novas está empenhado no esclarecimento cabal desta situação e na exigência do cumprimento de reposição das chaminés e exige que a Câmara Municipal sancione o promotor desta obra com todas as sanções previstas.

Torres Novas, 22 de novembro de 2022

A Concelhia de Torres Novas do Bloco de Esquerda