Horários de trabalho e horários da escola

Engenheiro, membro da Concelhia BE de Torres Novas, autarca

Fica, mais uma vez, um sabor agridoce. Numa iniciativa com mérito conseguem deixar este detalhe importante esquecido.

Cada vez se torna mais difícil conciliar a vida familiar e as horas infindáveis de trabalho. Quando não é o horário complicado, é um problema de última hora, uma urgência importante ou um chefe menos cuidadoso com o horário de entrada e de saída.

Todos já passámos por isto e sabemos quão difícil é podermos passar tempo de qualidade com os filhos se é necessário trabalhar a uma distância considerável de casa.

Piorou ainda mais com a pandemia, em que muitas empresas estão na corda bamba, a pedir só mais um esforço que a maioria de nós aceitamos num sentido de missão e responsabilidade que, por vezes, acaba por ser rapidamente esquecido.

Sabendo isto, surgiu uma proposta do executivo da Câmara Municipal em alargar o horário de funcionamento do Centro Escolar de Santa Maria para crianças do 1º ciclo do ensino básico. Este serviço só entrará em funcionamento em 2021 e o centro receberá as crianças a partir das 07h45 e cuidará das mesmas depois das aulas, até às 19h15.

Esta crónica é difundida às 2.ªs Feiras na Torres Novas FM

É uma proposta bastante útil. Ninguém quer entregar os filhos na escola e deixá-los 11h30 por dia na mesma. O objetivo não é esquecer os filhos, nem deixar que o empregador vá abusando já que temos mais disponibilidade. Mas todos já nos encontrámos em situações difíceis de resolver a precisar de só mais 10 minutos.

Gostaria muito de poder ter o meu trabalho a 5 minutos de casa, ter um horário fixo e sair sempre à hora certa mas não é o meu caso. Tal como, por vezes, não é o caso dos outros elementos do meu agregado familiar. Por isso, aplaudo a iniciativa.

No entanto, é um serviço pago. A Câmara Municipal tem de pagar 7.000€ / ano para este serviço e quer reaver esse dinheiro.

Fica, mais uma vez, um sabor agridoce. Numa iniciativa com mérito conseguem deixar este detalhe importante esquecido. Devem estar a pensar que eu acho que o dinheiro cai das árvores. Eu sei que não cai.

Mas quando se dá isenções de dezenas de milhares de euros a quem tem muito, acaba por não se ter para quem tem pouco. Uma boa semana