Um milhão e meio para ... nada

Autarca. Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Torres Novas.

Este dinheiro agora disponibilizado deve acudir a estas situações, deve ser canalizado para o apoio às pessoas que perderam rendimentos, foram parar ao desemprego (em Torres Novas até ao fim de Abril são mais de 200 pessoas) ou foram para o lay-off.

Às oportunidades deve corresponder uma gestão capaz, se assim não for perdem-se.
É o caso do bónus do Orçamento do Estado que atribui a Torres Novas, 1 472 000.00 euros a titulo de devolução de uma parte do IVA cobrado no nosso município. Como é público, este dinheiro veio parar a Torres Novas por engano, pertencia a outros municípios, como reconheceu o próprio ministro das Finanças, mas o engano nas contas estava feito e voltar atrás ainda gerava maior confusão. Não se mexe e ainda bem para Torres Novas, que recebe este bónus sem saber como nem porquê.
Ora, aqui temos uma oportunidade. Vamos ver quem mais precisa e com critérios e estratégia política aplicar este dinheiro. Opções não faltam, desde logo no rio e nas estradas ou na recuperação do edificado do centro histórico.
Mas, infelizmente por más razões, existe outra opção política que deve merecer a atenção de quem governa - trata-se da pandemia COVID 19 e das consequências sociais e económicas que arrasta. Este dinheiro agora disponibilizado deve acudir a estas situações, deve ser canalizado para o apoio às pessoas que perderam rendimentos, foram parar ao desemprego (em Torres Novas até ao fim de Abril são mais de 200 pessoas) ou foram para o lay-off.
Também muitas micro e pequenas empresas do comércio a retalho, da restauração, barbeiros e cabeleireiros/as estão a braços com a sua sustentabilidade, estiveram encerrados quase 3 meses sem qualquer dinheiro a entrar e muitos a pagarem rendas.
E quando se esperava que quem governa apresentasse uma proposta neste sentido (parecia-me o óbvio) pasme-se, o milhão e meio esfuma-se entre um número elevado de rubricas, sem critérios, sem opção estratégica, onde não acrescentam nada, apenas “contabilidade” para no fim a conta dar certo.
Este tipo de governança não sabe, não é capaz ou tem outros interesses, cabe ao povo avaliar.
Esta oportunidade é mais uma que se perde. Infelizmente perdemos todos, o concelho e os munícipes.

Texto publicado no "Jornal Torrejano"