O fim do túnel escuro e sombrio

Estudante, activista do BE

O Brasil entra agora em época de se regenerar, recuperar direitos perdidos e reerguer a economia

Ao fim de 4 anos sombrios o Brasil, finalmente, vê a luz no fim do túnel. Com 50.9% Lula vence, com uma diferença muito pequena no segundo “turno”, as eleições e torna-se o próximo presidente do Brasil.

Bolsonaro vai embora, deixando o país num estado em declínio, pior do que quando começou o seu mandato, a pobreza e a fome aumentaram e quanto a esta situação ele fez... nada, uma pandemia mundial com mais de 700 mil mortes só no Brasil e o que ele fez? Exato, decidiu dizer que não era “coveiro” e ainda fez umas piadas em como as vítimas seriam fracas.

Bolsonaro nunca levou o seu alto cargo à séria, assim como a população que votou nele, limitava-se a fingir que governava enquanto as poucas medidas que Implementou eram nocivas.

Nunca nos iremos esquecer das diversas “piadas” machistas e sexistas que tinha com a imprensa, imprensa essa que sempre foi censurada e ameaçada pelo mesmo quando não reportavam o que ele queria.

Mas qual foi a boa parte do governo de Bolsonaro?

Não só ajudou a família dele com altos cargos como declarou que “acabou com a corrupção no país”, afastando quaisquer pessoas que pensassem em investigar algo sobre o governo ou a sua família.

É fácil não haver corrupção quando não há investigação para a mesma.

Também foi bom para os maníacos que veem na sua liberdade o direito a uma arma e o porte dela. Bolsonaro não só teve um discurso sempre pró-armas como ajudou e facilitou o acesso às mesmas com o discurso que iriam ajudar a evitar crimes e a proteger pessoas, mas no final apenas piorou a segurança nacional.

Mais uma vez a prova de que a direita e a direita neoliberal não funcionam nem fazem falta, em Portugal, como no Brasil.

Esta eleição veio colocar um ponto final ao terror que se viveu durante o governo de Bolsonaro, põe também um ponto final em diversas medidas de discriminação LGBTI+ e de carácter racial.

Minorias e povoações indígenas foram escravizadas, torturadas e arrancadas das suas casas, todos os seus bens e culturas destruídos pelas políticas do governo de Bolsonaro.

Mulheres foram motivo de piada, Bolsonaro nunca as levou a sério ou as lutas feministas. Aliás, Bolsonaro sempre foi a favor da "Família tradicional Brasileira”, e sempre usou um tema que nós em Portugal temos grande conhecimento desde a época do fascismo “Deus Pátria e Família”.

Também se põe um fim ao desmatamento intensivo da Amazónia, fundamental para a criação de políticas ambientais que tanto o país e o mundo precisam.

Lula irá tomar posse e vai ter um mandato desafiador, desde todos os problemas criados no mandato anterior, como todo o ataque da direita que vai receber nos demais governos locais e senado, serão 4 anos a reverter todas as medidas destrutivas e de empobrecimento, como a investigação da corrupção.

O Brasil entra agora em época de se regenerar, recuperar direitos perdidos e reerguer a economia com a possibilidade de vários programas apoiados pelo governo de Lula como, por exemplo, o bolsa família, o ProUni, e o Minha casa minha vida.

No final fica sempre uma questão que vai perdurar por mais algum tempo e que ainda não teve resposta: Quem mandou matar Marielle Franco? Esta vitória também é de Marielle!!

Diogo Gomes