Turismo

Concelhia do BE /Torres Novas e autarca na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de S. Pedro, Lapas e Ribeira

Turismo: aqui ficam tópicos para um debate que é preciso fazer.

No passado dia 8 de Dezembro o BE Torres Novas reuniu nas instalações da ARPE para pensar o turismo. Como se reflete esta atividade cá dentro e no contexto nacional. De um país que está na moda, a um concelho e outros limítrofes onde o turismo quase não tem expressão. Não será alheio a isto o facto de estarmos esquecidos pela Região de Turismo do Centro e o continuado abandono político deste tema. Estamos a apenas uma hora da capital e servidos por boas acessibilidades, com grande proximidade de polos como Fátima e Tomar e somos procurados apenas para alojamento por quem os visita, o que nos leva a outras questões:

Serão os nossos ambientes rurais e urbanos aprazíveis?

 Estarão os pontos de interesse turístico bem identificados, valorizados e divulgados? Quais constituem a oferta diferenciadora?

Saberemos tirar partido e “vender” as nossas potencialidades?

Que fazer com o nosso rio Almonda, que pode e deve ser uma das bandeiras do nosso concelho?

Começar talvez por uma consciencialização do turismo como fator de desenvolvimento e dinamização da economia local, do seu contributo para a fixação das populações e para a valorização e preservação das memórias, património e cultura locais cuja partilha leva a novas sinergias e vivências. Urge então pensar em estratégias em rede, no envolvimento da comunidade, na melhoria das formas de comunicação e traçar um plano de ação agregando os outros concelhos no sentido de potenciar os seus patrimónios comuns e multiplicando a sua capacidade de atração.