Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 25 minutos 7 segundos atrás

'Vistos Gold' devem ser abolidos, alerta Comité Económico e Social Europeu

1 hora 25 minutos atrás
Num parecer divulgado esta sexta-feira, o Comité Económico e Social Europeu (CESE) defende que programas como os ‘vistos gold’ “acarretam riscos graves”, pelo que “devem ser abolidos em todos os Estados-membros da UE”.

PREVPAP está longe de ter acabado

1 hora 25 minutos atrás
De acordo com José Soeiro, “o que herdámos da anterior legislatura é um processo em curso que implica decisões políticas do Governo, das quais dependem as vidas de muitas pessoas que estão há demasiado tempo à espera de uma resposta”.

Violência doméstica já matou 28 mulheres este ano

2 horas 25 minutos atrás
Nos últimos 15 anos, foram 500 as mulheres assassinadas em Portugal em contexto de violência doméstica. Em 2019 existiram também 27 tentativas de femicídio e 45 órfãos.

Em que é que ficamos, Sr. Presidente do Governo Regional?

2 horas 25 minutos atrás
Em meados de setembro, fomos surpreendidos/as com as declarações de António Costa, primeiro-ministro de Portugal, sobre o subsídio de mobilidade atribuído às duas Regiões Autónomas. Segundo ele, o mesmo “é absurdo e irracional”.

Momentos galegos do Zé Mário Branco

2 horas 25 minutos atrás
Dou conta de três situações que vivi e deixam, na minha opinião, bem palpável a enorme personalidade de um músico, criador de múltipla expressão e imenso homem de palco, assim como o permanente compromisso de um lutador sem concessões. Por Carlos Méixome.

PREVPAP: Precários da RTP em protesto no Parlamento

10 horas 27 minutos atrás
Esta sexta-feira estará em discussão no Parlamento, a pedido do Bloco, o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública. Os trabalhadores precários da RTP agendaram um protesto para este mesmo dia, exigindo ao ministro das Finanças que cumpra os seus compromissos.

Netanyahu acusado oficialmente de corrupção e fraude

10 horas 27 minutos atrás
O procurador-geral de Israel acusou o primeiro-ministro de corrupção, fraude e abuso de confiança em três processos distintos. Netanyahu recusa demitir-se e afirmar estar a ser alvo de uma "tentativa de golpe".

Do Zé e do Zeca, com a Galiza ao fundo

13 horas 29 minutos atrás
O Zé Mário Branco fica para sempre no melhor deste povo da Galiza, consciente da sua dependência colonial, dos seus direitos negados e da pilhagem económica, linguística e cultural, com o qual foi tão solidário. Por Antón Mascato.

Criar um regime que promova a exclusividade dos profissionais de saúde

Qui, 21/11/2019 - 22:22
É preciso criar um regime que promova a exclusividade, que valorize quem se dedica a tempo inteiro ao serviço público, que permita captar profissionais para que os serviços não encerrem, para que os tempos de espera não se perpetuem.

“Tempo de mudança real”, Labour lança manifesto eleitoral radical

Qui, 21/11/2019 - 19:22
Jeremy Corbyn quer um “blitz de investimento público” financiado através do aumento dos impostos dos mais ricos e combate às alterações climáticas pago pelas empresas de combustíveis fósseis. Nacionalizações, banda larga grátis, um milhão de casas a custos controlados e de empregos climáticos são outras propostas.

Produção de combustíveis fósseis prevista para 2030 excede largamente metas de Paris

Qui, 21/11/2019 - 18:21
Um relatório divulgado esta quarta-feira analisou as previsões de produção de combustíveis fósseis dos vários governos e comparou-as com as metas do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas. A conclusão é que o previsto para 2030 excede em 50% o aquecimento de dois graus e em 120% o de 1,5.

Bloco solidário com a luta dos profissionais das forças e serviços de segurança

Qui, 21/11/2019 - 16:20
Esta quinta-feira, o Bloco emitiu um comunicado em que se diz solidário com a luta dos profissionais das forças e dos serviços de segurança. Entre outras medidas, defende a contabilização do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira e a revisão das tabelas remuneratórias.

“Ambiente de pressão e medo” explica silêncio sobre humilhação no Pingo Doce

Qui, 21/11/2019 - 16:20
O sindicato já reagiu ao comunicado em que a Jerónimo Martins diz não conseguir apurar o que se passou no caso da trabalhadora a quem foi recusada a substituição numa das caixas do Pingo Doce da Bela Vista, em Lisboa, acabando por urinar-se no local.

Criatividade e musicalidade postas ao serviço de uma cidadania inteira e vertical

Qui, 21/11/2019 - 15:20
Escorado nessa amizade, fui acompanhando o seu percurso no Teatro do Mundo, na UPAV e noutros palcos, admirando-lhe a criatividade, a musicalidade e a oratória, postas ao serviço de uma cidadania inteira e vertical. Por Manuel Pedro Ferreira.

Lisboa: Assembleia Municipal quer que Câmara nomeie uma praça José Mário Branco

Qui, 21/11/2019 - 15:20
A recomendação do Bloco para que a autarquia dê o nome do artista a uma praça da cidade foi aprovada por unanimidade pela assembleia municipal de Lisboa.

Grécia quer mandar refugiados para campos fechados

Qui, 21/11/2019 - 14:20
O governo grego anunciou que vai fechar os centros sobrelotados de requerentes de asilo em algumas ilhas e criar novas instalações no continente que se assemelham a centros de detenção. Amnistia Internacional diz que é uma decisão “simplesmente escandalosa”.

Bloco quer respostas sobre a degradação do edifício da Faculdade de Letras de Lisboa

Qui, 21/11/2019 - 13:19
Ratos e baratas, infiltrações de água e problemas no sistema elétrico: a degradação do edifício da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa há muito que é denunciada pelos estudantes. O Bloco já tinha questionado anteriormente o Governo, que falou em obras, mas as condições do edifício só pioraram desde então.

Portugal é o terceiro país da UE com mais trabalhadores a prazo

Qui, 21/11/2019 - 12:19
Segundo o Eurostat, um quinto dos trabalhadores portugueses tem um contrato a prazo. Na UE, apenas Espanha e Polónia têm um maior peso de contratos com termo.

Muito mais vivo que morto

Qui, 21/11/2019 - 12:19
Foi através da permanente inquietação por saber que a fome e a sede existem, a do estômago e a de viver, que José Mário Branco se apaixonou pela música e com ela fez caminho até há pouco. Por Pedro Fidalgo.

Quase metade dos deslocados internos são crianças

Qui, 21/11/2019 - 11:18
Esta quarta-feira, soube-se que cerca de 40% dos deslocados internos no mundo por guerras ou outras crises são crianças. A fatia corresponde a 17 milhões, 5 milhões das quais com menos de 5 anos.

Páginas