Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 55 minutos 50 segundos atrás

“PSD não traz nenhuma resposta para a degradação das condições da administração da Justiça em Coimbra”

55 minutos 50 segundos atrás
No debate sobre a transferência da sede do Tribunal Constitucional para Coimbra, José Manuel Pureza afirmou que “o combate sério contra a desigualdade do território não se faz de símbolos quando os símbolos servem para disfarçar políticas de acentuação dessa desigualdade“. 

Empoderar a escola e desconstruir a municipalização

1 hora 58 minutos atrás
Sessão com Manuel Grilo e Deolinda Martin subordinada ao tema "Empoderar a escola e desconstruir a municipalização", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Autárquicas: Zero desafia candidatos a defenderem cidades mais sustentáveis

2 horas 58 minutos atrás
No arranque da campanha eleitoral, a associação ambientalista apresentou propostas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, apostando na mobilidade suave e no combate à pobreza energética.

Odemira: Catarina garante luta contra trabalho forçado no “mar de plástico” das estufas

3 horas 58 minutos atrás
A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou o Governo de, com a cumplicidade da autarquia de Odemira, ter criado um “Simplex para licenciar mais plástico” das estufas e criar “cidades de contentores” para os trabalhadores migrantes.

O Porto, cidade com caráter

3 horas 58 minutos atrás
O Porto perdeu população, mais de 5500 pessoas nos últimos dez anos, a maior percentagem entre as grandes cidades. O preço das casas disparou, sem que os salários o consigam acompanhar. Habitação pública, nem vê-la. O Porto ganharia com mais pluralidade na Câmara.

Nos 42 anos do SNS, presidente da APDP defende maior envolvimento das autarquias

5 horas 59 minutos atrás
No dia em que o Serviço Nacional de Saúde cumpriu 42 anos, os médicos fizeram uma flash-manif “pelos médicos e pelo SNS”. José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, defende maior envolvimento das autarquias na saúde pública e critica a gestão hipercentralizada do SNS.

Palestinianos preparam greve de fome nas prisões israelitas

8 horas 4 minutos atrás
O protesto de quase 1.400 presos é uma resposta à repressão que se seguiu à espetacular fuga de seis prisioneiros de uma cadeia de alta segurança israelita.

Cerca de milhar e meio de golfinhos chacinados num dia nas Ilhas Faroé

8 horas 4 minutos atrás
A caça aos cetáceos é apresentada como uma tradição e os seus defensores dizem é sustentável. Mas até estes admitem que desta vez se foi longe demais. Os defensores dos animais contrapõem que é uma “prática bárbara”.

Como baixar o preço das rendas?

9 horas 7 minutos atrás
Beatriz Gomes Dias explica quais foram as escolhas políticas que conduziram ao aumento do preço das rendas de casa e o que podemos fazer nestas eleições para inverter este processo de expulsão dos habitantes da cidade de Lisboa.

"É necessário alterar radicalmente a mobilidade em Lisboa"

18 horas 28 minutos atrás
No debate da RTP entre candidaturas à Câmara de Lisboa, Beatriz Gomes Dias defendeu que "os utilizadores de bicicleta, os peões e transportes públicos têm de ter prioridade na cidade”.

Governo espanhol quer diminuir fatura da luz, elétricas ameaçam fechar centrais nucleares

Qua, 15/09/2021 - 21:38
O governo quer suspender temporariamente lucros “caídos do céu” que as empresas ganham devido ao desenho do mercado ibérico da energia. As grandes elétricas que gerem centrais nucleares dizem que as podem vir a fechar antecipadamente.

Amadora: Catarina antevê “derrota eleitoral e moral” do PSD e quer tirar maioria absoluta ao PS

Qua, 15/09/2021 - 20:38
A reeleição da Deolinda Martin “é o que pode permitir que o PS não tenha maioria absoluta e que a esquerda possa ter uma palavra na governação da cidade”, com “avanços determinantes em áreas como a habitação, transportes, vida e segurança do concelho”.

Facebook criou lista VIP que escapa ao controlo de publicações

Qua, 15/09/2021 - 19:37
A rede social é mais permissiva com utilizadores famosos que colocou numa “lista branca” e são supervisionados por um sistema diferente da revisão de conteúdos geral, o XCheck.

Lisboa: Bloco quer reconverter Academia Militar em habitação e espaços verdes

Qua, 15/09/2021 - 18:37
Beatriz Gomes Dias apresentou o projeto do Bloco para “devolver à cidade” o espaço de 77 mil metros quadrados, com uma residência universitária, casas com renda acessível, equipamentos desportivos, polo cultural e jardim.

Médicos especialistas em exclusividade no SNS são cada vez menos

Qua, 15/09/2021 - 17:37
O número representa já menos de um quarto do total de especialistas. Também há quebra na adesão às vagas nas zonas carenciadas. “Deveríamos estar a fazer o percurso exatamente inverso”, lamenta o deputado Moisés Ferreira.

“É preciso acabar com a política velha”

Qua, 15/09/2021 - 16:37
Catarina Martins diz que política velha é aquela em que “para a habitação o que vale é o mercado e a especulação imobiliária” e para os transportes o carro individual. Carlos Patrão, candidato a Vila Franca de Xira defende “o congelamento dos perímetros urbanos e mais transportes públicos, com mais frequência e horários alargados”.

A história de Abimael Guzmán, líder do Sendero Luminoso

Qua, 15/09/2021 - 15:36
O fundador do grupo guerrilheiro morreu este sábado. Neste artigo, Marcello Musto diz que Guzmán "será recordado por ter dado vida à experiência política mais abominável, na América Latina, em nome do socialismo".

O Sahara Ocidental, última colónia de África

Qua, 15/09/2021 - 14:36
O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

André Ventura perde no Tribunal da Relação de Lisboa contra família do bairro da Jamaica

Qua, 15/09/2021 - 13:35
Líder da extrema-direita foi condenado por chamar bandidos à família Coxi, num debate das eleições presidenciais. O Tribunal da Relação confirma a condenação e afirma que as ofensas de Ventura têm “vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família.

O “dever de solidariedade”, 20 anos depois do 11 de setembro

Qua, 15/09/2021 - 12:34
Quis também o destino que a despedida de Jorge Sampaio coincidisse com os 20 anos do 11 de setembro de 2001, esse acontecimento catalisador, momento de transição que inaugurou uma outra era, talvez o início do século.

Páginas