Esquerda.net
A esquerda na era da hiperpolítica
O tempo da apatia política acabou. Este artigo explora o termo “hiperpolítica”, como proposto por Anton Jäger para tentar entender como mudou esta relação entre a participação na sociedade.
Prestadores do Grupo EDP avançam para a greve por melhores salários
A paralisação de 17 a 20 de fevereiro abrange as empresas que garantem em regime de outsourcing o funcionamento de lojas e centros de contacto do Grupo EDP.
Polícia turca detém cerca de 100 pessoas em operação contra organizações de esquerda
O antigo deputado e copresidente do Partido Socialista dos Oprimidos, Murat Çepni, quatro jornalistas da ETHA, e diversos ambientalistas e sindicalistas estão entre os detidos.
Pureza aponta “falta de empatia e decência” ao ministro Castro Almeida
Para desvalorizar o atraso nos apoios, o ministro da Economia diz que “é suposto” as vítimas da tempestade “terem tido o ordenado do mês passado”.
Mulher em tempos de desventura
Recuso-me a aceitar que a resposta à crise seja o ódio ou o retrocesso. A nossa luta tem de ser a de explicar que a verdadeira justiça social não se faz contra as minorias ou contra os direitos das mulheres, mas sim com o reforço dos serviços públicos e com políticas de igualdade reais.
Concessão da linha ferroviária do Sado “é um assalto ao serviço público”
A proposta do Governo para subconcessionar a linha do Sado da CP a grupos privados é “uma transferência inaceitável de recursos dos contribuintes para o lucro privado”, afirma a distrital de Setúbal do Bloco.
Fenprof condena ida de ministro a conferência em Israel
Fernando Alexandre participa numa conferência em Jerusalém sobre Educação e Inteligência Artificial, duas áreas em que Israel tem vindo a praticar crimes contra a humanidade.
Da Noruega à Eslováquia, os “ficheiros Epstein” correm o mundo
Além de milhares de referências a Donald Trump, a nova divulgação de documentos confirma a rede de contactos de Epstein com figuras poderosas de vários países.
Resposta do Governo? “Indignação é muito grande e muito justificada”
À saída da reunião com a UGT, José Manuel Pureza afirma que este é o momento de o Governo respeitar os direitos de quem trabalha e não acrescentar mais desmotivação às vítimas da tragédia e da crise social que dela resultará.
O desventura
A necessidade do voto em Seguro na segunda volta é uma evidência que não deve alimentar equívocos.
Musk fez do Grok um gerador de pornografia para atrair utilizadores
Investigação do Washington Post mostra como o bilionário deu ordens para reduzir limitação ao conteúdo sexual no chatbot de inteligência artificial e assim aumentar os downloads da aplicação.
Por que Xi afastou o general mais graduado da China
Como diz o ditado chinês, nunca pode haver dois tigres na mesma montanha – Xi só pode tolerar uma certa dose de dissidência, mesmo por parte de uma figura com enorme estatura e credenciais aparentemente incontestáveis.
Mais de 500 nomes da Cultura apoiam Seguro contra a normalização do discurso de ódio
O manifesto “Cultura Segura” junta centenas de criadores, trabalhadores, pensadores e agentes do sector da cultura num apelo ao voto em António José Seguro. Leia aqui o manifesto e a lista de subscritores.
Apoios anunciados pelo Governo “só podem ser um ponto de partida”
Bloco de Esquerda defende a mobilização de todos os mecanismos europeus e de todos os meios da proteção civil e Forças Armadas, além de medidas antiespeculação dos preços de materiais de construção e de emergência.
Leiria foi terraplanada e o Governo mentiu
O Ministro da Presidência entretém-se no TikTok, reduzindo um ministério a uma competição de likes. Enquanto isso, os Leirienses não conseguem ligar para o 112 porque houve novamente uma falha de telecomunicações de dimensões bíblicas. O TikTok de Leitão Amaro funciona melhor que o SIRESP e que os geradores que ainda não chegaram a esta região.
Noir, poder, trabalho e controle social: o romance como contra-narrativa do presente
Entrevista com o escritor Massimo Carlotto, mestre do noir italiano e europeu, para quem a literatura noir deve ser o espelho do presente, o reflexo apodrecido de um sistema fundado na exploração do trabalho e na colonização das existências.
Trump, a Europa e a internacional neofascista: do apoio ideológico à coordenação política
O segundo mandato de Trump assume uma vontade de intervenção direta e sistemática nas relações de força políticas internas dos países europeus, em benefício dos partidos ou governos de extrema direita e neofascistas.