Aprovada proposta para Águas do Ribatejo, apresentada pelo BE

Após muito debate foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 1 de Outubro uma proposta a apresentar na Águas do Ribatejo no sentido de se atingir a meta de 20% de perdas de água nos próximos 5 anos.

Texto da proposta na integra em baixo

Proposta a apresentar à Águas do Ribatejo

Evitar as perdas de água

Faz consenso entre a comunidade científica, as entidades gestoras da água e os cidadãos e cidadãs a importância da água, a necessidade do seu uso eficiente e da manutenção das suas reservas.

A água é um recurso escasso, o seu ritmo de consumo é superior à reposição das reservas, o que implica uma gestão adequada para que as gerações futuras possam ter ao seu dispor este bem precioso.

O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água – PNUEA – contém um conjunto alargado de recomendações às várias entidades que de alguma forma estão ligadas ao setor da água, assim como para os/as cidadãos/ãs em geral.

Entre essas recomendações está a redução das perdas de água no armazenamento, transporte e distribuição, que a médio prazo não deveriam ultrapassar os 20%. A Águas do Ribatejo plasmou estas preocupações no seu plano de atividades e tem mostrado preocupação pela situação.

As perdas atuais situam-se nos 34%, o que convenhamos é um problema sério, do ponto de vista económico e ambiental.

É hoje certo que não se vai conseguir atingir os objetivos (20% de perdas) em 2020 como estava previsto.

O Bloco de Esquerda está convicto que são necessárias medidas radicais do ponto de vista do investimento/orçamentos para minimizar as perdas de água verificadas hoje, o que implica manutenção e reparação da rede de distribuição, entre outras medidas.

 A Águas do Ribatejo deve assumir o desafio de atingir a meta dos 20% de perdas de água, nos próximos 5 anos.

Torres Novas, 1 de Outubro de 2019

Helena Pinto, vereadora do BE

(A proposta foi apresentada a 6 de Agosto de 2019)