Assembleias de Freguesia UF Santa Maria, Salvador e Santiago e UF S. Pedro, Lapas e Ribeira apoiam TUT gratuito já em 2023

Cresce o apoio à proposta do BE para que o TUT seja gratuito a partir de 2023. Assembleia de Freguesia UF Santa Maria, Salvador e Santiago; Assembleia de Freguesia UF S. Pedro, Lapas e Ribeira, aprovaram a Moção apresentada pelos autarcas do BE Pedro Triguinho e Nelson Campos.

Nota de Imprensa e texto da Moção em baixo.

Bloco de Esquerda Torres Novas

NOTA DE IMPRENSA

Como é do conhecimento geral a Assembleia Municipal de Torres Novas aprovou por unanimidade uma Recomendação à Câmara Municipal (apresentada pelo BE) para que esta considerasse a gratuitidade dos Transportes Urbanos Torrejanos (TUT) já no orçamento municipal para 2023. As Assembleias de Freguesia da União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago e da União de Freguesias de S. Pedro, Lapas e Ribeira, reunidas nos dias 22 e 23 de setembro respetivamente, aprovaram uma Moção (apresentada pelo BE) em que subscrevem a recomendação da Assembleia Municipal. Na UF Santa Maria, Salvador e Santiago a Moção foi aprovada por maioria com a abstenção do PS e na UF S. Pedro, Lapas e Ribeira foi aprovada por unanimidade. Na próxima semana (27 setembro) Moção idêntica será apresentada na Assembleia de Freguesia de Meia Via.

Cresce o apoio a esta medida por razões ambientais, de mobilidade, de justiça social. Os torrejanos e torrejanos esperam assim que o seu transporte urbano seja gratuito já no próximo ano.

Torres Novas, 25 setembro de 2023                                              Bloco de Esquerda / Torres Novas

Recomendação à Câmara Municipal em relação à política de mobilidade

É necessário desenvolver alternativas credíveis ao automóvel particular, de modo a reduzir progressivamente o número de veículos nas estradas, nas ruas apertadas das povoações. Contribuindo assim para a descarbonização a nível local, mas também melhorar a qualidade do ar e garantir poupanças às famílias que veem lentamente o seu orçamento mais reduzido. Garantindo transportes públicos coletivos de qualidade promove-se a mobilidade dos estudantes, as deslocações para trabalho, para compras, para atividades culturais e desportivas e ainda, particularmente aos reformados desfrutarem das nossas aldeias, vila e cidade. Todos aqueles que queiram deixar o seu carro em casa deverão poder fazê-lo sabendo que estamos a lutar por uma melhor e mais eficaz rede de transporte. Às freguesias compete também lutar por um melhor acesso a esta rede de transporte assim como garantir condições para uma mobilidade suave, ordenamento do trânsito e do estacionamento de modo a garantir a segurança rodoviária. Efetivamente não é apenas a gratuitidade do TUT que irá mudar o paradigma do transporte de pessoas neste concelho e nesta freguesia, mas é uma demonstração de um dos caminhos a seguir. Garantir que todas as pessoas se podem mover livremente entre freguesias para trabalhar, estudar ou simplesmente para desfrutar das nossas localidades. Sabendo que eventuais alargamentos da rede de transporte, revisão de horários e reconversão da frota serão eventualmente necessários para garantir um transporte coletivo de qualidade, que responda às necessidades de todos os munícipes e fregueses.

Assim, a Assembleia de Freguesia …………., reunida em …………, decide subscrever a Recomendação da Assembleia Municipal à Câmara Municipal sobre a gratuitidade do TUT – Transportes Urbanos Torrejanos.