Carreiro das Cobras, defender um caminho rural dentro da cidade

Há muito que o BE defende que se deveria preservar o "carreiro das cobras", enquanto caminho rural dentro da cidade, uma mais-valia em termos ambientais e para o lazer. Foi dado mais um passo para asfaltar a via e o BE entregou uma proposta que quer ver votada na Câmara.

Proposta

Pelo ordenamento e ensaibramento da estrada “carreiro das cobras”

A estrada conhecida como “carreiro das cobras” é o ultimo troço de rede viária em terra batida dentro da cidade de Torres Novas.

Tem algumas características particulares que devem ser preservadas: para além do piso em terra batida a sua envolvência é tipicamente de uma estrada rural com arvoredo e vegetação diversa que lhe confere uma beleza particular.

Os sobreiros, de grande dimensão, emprestam uma beleza única aquelas poucas centenas de metros que ligam o bairro de S. António à avenida Andrade Corvo.

Nas ultimas décadas a voragem pelo alcatrão e pelo automóvel alterou radicalmente a paisagem dos sítios e espaços que outrora foram de passagem pedonal e ou de veículos de tração animal. Hoje existem poucos espaços onde se possa circular a pé sem que o automóvel esteja presente.

Existe uma sensibilidade maior, até por força das alterações climáticas, para preservar espaços como é o caso do “carreiro das cobras”, um espaço com características rurais dentro da cidade - uma mais-valia para Torres Novas.

Assim a Câmara Municipal de Torres Novas decide:

- Preservar o “carreiro das cobras” e proceder ao seu ensaibramento, com circulação restrita a peões e ciclistas

- Integrar este percurso na ciclovia prevista para aquela zona.

Torres Novas, 15 de Maio de 2020

A vereadora do BE, Helena Pinto