Discurso de Pedro Gouveia na VIII Sardinhada do Bloco/Torres Novas

«Juntos, já obtivemos bastantes conquistas em Torres Novas, e sem Vereação na Câmara, e é algo com o qual nos podemos orgulhar; contudo, está demonstrado que, não só no panorama nacional, mas também no local, as lutas pelos direitos das pessoas, pela “vida boa”, não terminam. Há que lutar mais, fazer mais, aproximarmo-nos das nossas gentes: ouvir o que têm a dizer e fazer o possível, para comprovar que podem confiar no Bloco.»

Discurso de Pedro Gouveia na VIII Sardinhada do BE/Torres Novas

Alcorriol, 2 de Julho de 2023

Caríssimos e caríssimas camaradas e amigos,

Sejam bem-vindos a esta sardinhada anual, contando com a nova Coordenadora do partido, Mariana Mortágua, a quem agradecemos a sua presença, assim como a todos os camaradas torrejanos e dos municípios vizinhos. Deixo aqui também um especial obrigado a toda a cooperação da Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol, à Comissão que organizou este evento e a todos vós aqui presentes. Sem o contributo de todos, não existiria sardinhada. Um muito obrigado. Esta é uma oportunidade de convívio e união para todos nós, pois ao remarmos para o mesmo lado, é importante estarmos juntos pessoalmente.

Apesar de 2023 ainda ir a meio, podemos referir, mais especificamente em Torres Novas, que há conquistas do Bloco que vale a pena realçar: No dia 27 de Fevereiro deste ano foi aprovada na Assembleia Municipal, uma moção proposta pelo Bloco de apoio à luta que os professores e outros profissionais da educação têm travado arduamente desde o início deste ano. Eles estão a defender a Escola pública, lutando pelo futuro dos nossos filhos e netos, e nós estamos com os professores!

Em Março deste ano tivemos uma notícia que chocou a comunidade torrejana: fomos contemplados com a presença da Polícia Judiciária na Divisão do Urbanismo da Câmara Municipal, foram detidas 3 pessoas por suspeitas de corrupção; sendo que na Assembleia Municipal o Bloco de Esquerda apresentou uma Recomendação para uma Auditoria completa à Divisão do Urbanismo, que foi aprovada por unanimidade.

Nessa mesma Assembleia foi também apresentada uma recomendação igualmente aprovada, à qual a Câmara finalmente cumpriu: no dia 17 de Maio deste ano, os torrejanos puderam contemplar o hastear da Bandeira arco-íris , reiterando a igualdade de direitos e o fim da discriminação para com a comunidade LGBTQIAP+. Mais um passo rumo à igualdade e respeito entre todos.

Por fim, e não menos importante, fez um ano há algumas semanas que a proposta do Bloco para a gratuitidade dos serviços dos Transportes Urbanos Torrejanos (TUT) foi aprovada por unanimidade, contudo, a Câmara ainda não levou avante essa recomendação.

Mas não podemos desistir. Há sempre lutas a serem travadas! Ainda recentemente saiu uma notícia de que foi decretado que a Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Novas iria fechar “fim-de-semana sim, fim-de-semana não” de Julho a Setembro; o que é uma traição para com os pais que habitam a região, onde perdem uma referência pública para tratar as suas crianças, e logo numa altura de tanto calor. Já que falamos em questões de saúde; há milhares e milhares de pessoas no Concelho que não têm médico de família. Ainda esta semana a população de uma das freguesias rurais do Concelho esteve presente em peso na última Assembleia Municipal reivindicando o seu direito à saúde. O Bloco está convosco!

O Bloco também esteve e continua a estar presente na defesa do ambiente e do rio Almonda, tão importante para o nosso concelho. Já é histórica a luta que é travada na defesa do mesmo, em que este ano foi ganha mais uma batalha, tendo a Agência Portuguesa do Ambiente confirmado o que afirmou o Bloco, declarando que a água do Rio Almonda é pública e não pertence à empresa Renova. Histórica também é a nossa luta contra a Fabrióleo, na defesa dos interesses ambientais e da população. Este ano obtivemos um passo importante nesta luta, começada em 2008, sabendo que até ao final do ano os resíduos da ETARI da Fabrióleo, encerrada há 5 anos, deverão ser retirados. Cá estamos para ver, visto que só esta semana a Câmara ajustou o Protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente, e ainda terão de lançar o concurso. A população de Carreiro da Areia merece mais transparência, rigor e sobretudo justiça com o sucedido. Têm todo o nosso apoio!

Juntos, já obtivemos bastantes conquistas em Torres Novas, e sem Vereação na Câmara, e é algo com o qual nos podemos orgulhar; contudo, está demonstrado que, não só no panorama nacional, mas também no local, as lutas pelos direitos das pessoas, pela “vida boa”, não terminam. Há que lutar mais, fazer mais, aproximarmo-nos das nossas gentes: ouvir o que têm a dizer e fazer o possível, para comprovar que podem confiar no Bloco. Há que angariar mais simpatizantes, pois só unidos conseguimos vencer o capitalismo.

A solução está no lado Esquerdo. Está no Bloco. Força Bloco!