Porto da Bácora: BE apresenta proposta para preservação e PS diz estar disponível para estudar a questão

Vereador Roberto Barata voltou a levantar a questão da destruição do porto da Bácora devido às obras da futura ponte com o mesmo nome. O PS mostrou abertura para estudar a questão. Fazemos votos para que não se destrua esta ligação ao rio dentro da cidade que valoriza toda a envolvente.

Proposta:

Uma cidade como Torres Novas deve dar valor ao maior património natural na sua área: o rio Almonda. Para o fazer, além de garantir que as condições do rio devem ser as ideais, deve respeitar a sua história, da qual faz parte o porto da Bácora. Por força das décadas, alguns problemas vão sendo resolvidos com emendas mal aplicadas que dificultam a resolução definitiva dos problemas. A construção da ponte da Bácora e os trabalhos à sua volta representam uma oportunidade única para dar valor ao património histórico que não deve ser esquecido nem enterrado debaixo de lajes de betão.

Assim:

A Câmara Municipal procederá a todos os contactos necessários para reestabelecer o contacto da população ao porto da Bácora garantindo a preservação do património histórico e, se possível, as condições de estacionamento ao proprietário da casa que fica adjacente ao mesmo, seja naquele local ou em zona próxima.

Torres Novas 27.10.2020

O vereador do BE, Roberto Barata