Reunião Câmara (Pública) 31 Agosto

Conheça todos os assuntos colocados no PAOD pela vereadora Helena Pinto e veja o video em https://www.youtube.com/watch?v=xLSakJ-gYPc&t=6276s&ab_channel=Munic%C3%...

 

PAOD - Período Antes da Ordem do Dia

1 – Constato, inclusive nesta reunião, que continua a existir um “excesso” de informação sobre obra a ser realizada e sobretudo a ser projectada, coisa que deveria ser feita com algum recato no final de mandato.

2 – Sobre a polémica em torno das pinturas da ciclovia apenas registar que o PS não teve um comportamento pedagógico sobre o que pretende fazer explicando à população o projecto. E, mais grave, não se percebeu qual a sua posição nesta polémica, que teve aspectos lamentáveis.

3 – Subsídio de penosidade: congratulo-me com a sua atribuição e solicito ter acesso à lista dos trabalhadores que passarão a receber.

4 – Solicito também ao senhor Presidente o projecto de execução das acessibilidades à zona industrial de Riachos e Entroncamento e, considero mesmo, que devido ao seu impacto deveria ser divulgado junto da população.

5 – Solicito o relatório do LNEC sobre a ponte do Lamego

6 – Lamentar que não tenham sido distribuídas refeições às crianças que frequentaram o ATL.

7 – Qual o ponto de situação dos concursos públicos na área da Educação?

8 – Julgo ser de todo pertinente que a auditoria interna realizada a estas contratações seja divulgada ainda durante este mandato. O senhor Presidente comprometeu-se com a sua divulgação.

9 – Qual o ponto de situação da reconstrução da habitação em Alcorriol, destruída na sequência do incêndio? A família tem que voltar para a sua habitação o mais rápido possível.

10 – Ponto de situação sobre trânsito em Árgea

11 – Rio Almonda – reapareceram as manchas de óleo na zona do jardim e é preciso esclarecer a situação na ponte entre-fábricas no que diz respeito às águas residuais que correm directamente para o rio.

12 - Sobre a pergunta que o senhor Presidente me dirigiu directamente – se não considero que houve avanços na reabilitação do centro histórico da cidade – respondo com todo o gosto. A reabilitação deu passos, é inegável, muito tímidos e estamos muito aquém daquilo que seria desejável e possível. A culpa é de quem? Do PS. Primeiro na anterior gestão nunca optou pela ARU (área de reabilitação urbana) e andou com programas pontuais onde só se gastou dinheiro, agora porque andamos devagar demais. O BE bateu-se pela criação da área de reabilitação urbana como sendo o instrumento legal privilegiado para promover a reabilitação e tivemos razão. Demos muitos contributos, para a ARU e para a ORU (operação de reabilitação urbana) do centro histórico, visto que a ORU da ARU rio Almonda não foi feita, assim como a ARU para Lapas e Riachos, que continuamos a defender. O que é que a Câmara fez? Reabilitou 2 casas que por ironia foram proposta do BE. Falta fazer muito mais, incluindo reabilitar o espaço público, fundamental para dar vida ao centro histórico.

 

Torres Novas, 31 de Agosto de 2021

Helena Pinto, vereadora do BE