Sobre o abate de árvores na Quinta da Silvã

Nota de Imprensa BE/TN: Dizem-nos agora que não há alternativa. No entender do BE existem alternativas e existem naquele local em concreto, para melhorar a mobilidade urbana. Basta ir à rua e verificar que, ao contrário da maioria de outras vias na cidade, ali até existem passeios largos para as pessoas circularem.

Nota de Imprensa

Sobre o abate de árvores na Quinta da Silvã

Foi com surpresa, estupefação e indignação que o Bloco de Esquerda de Torres Novas teve conhecimento do abate de árvores no âmbito da “empreitada de Mobilidade Urbana Sustentável” a decorrer na rua Luís de Camões na Silvã, na cidade de Torres Novas. De imediato dirigimos uma mensagem ao Presidente da Câmara Municipal no sentido de a obra parar e serem pensadas alternativas. Infelizmente a resposta foi negativa e o abate continua.

Não será preciso recordar a ninguém quantas décadas são precisas para uma árvore crescer e o seu papel indispensável para a nossa qualidade de vida. No contexto climático atual percebe-se bem o que é viver numa cidade com e sem árvores.

Este projeto de “Mobilidade Urbana” tem o seu início em 2018 quando é apresentado “um programa base” onde se incluía também a “ciclovia e o interface com o terminal rodoviário”. Nessa altura o BE foi bastante crítico, entre outros aspetos, sobre a total ausência de consulta e discussão pública do que se previa realizar, mas em lado nenhum se previa o abate de árvores.

Dizem-nos agora que não há alternativa. No entender do BE existem alternativas e existem naquele local em concreto, para melhorar a mobilidade urbana. Basta ir à rua e verificar que, ao contrário da maioria de outras vias na cidade, ali até existem passeios largos para as pessoas circularem.

As questões técnicas devem sempre submeter-se à decisão política e neste caso a preservação das árvores é uma opção política!

O PS não quis emendar o erro, esperemos que não se repita nos outros locais onde é suposto existirem intervenções.

O BE desafia a Câmara Municipal a divulgar antecipadamente o que vai fazer, nomeadamente se está previsto o abate de mais árvores, nos seguintes locais, previsto na empreitada:

Rua Estádio Municipal; Av. Manuel Figueiredo; R. Capitão Salgueiro Maia; Rotunda Av. Manuel Figueiredo; Rua Maria Lamas; Rua da Escola Secundária; Rotunda Av. 25 de Abril; Rua 25 de Abril; Av. Sá Carneiro

Torres Novas, 15 de janeiro de 2023

A Concelhia do Bloco de Esquerda