Chaminés fábrica Alves das Lãs: Recomendação para que Câmara cumpra a Lei no respeito pelo património colectivo e não se repitam casos como este é REJEITADA na Assembleia Municipal

Votação: A favor: 11 / Contra: 13 / Abstenção: 7

Considerando que a Câmara Municipal não esperou pelo debate agendado na Assembleia Municipal e aprovou uma solução que não respeita o projeto inicial e nem respeita a memória coletiva, resta-nos, para além da crítica, deixar a recomendação para que a situação não se repita!

Votação: A favor: 11 / Contra: 13 / Abstenção: 7

Assunto: Destruição das Chaminés da antiga Fábrica “Alves das Lãs” na Cancela do Leão por parte do promotor da construção das instalações do Intermarché

Considerando que ao destruir as chaminés das antigas instalações da fábrica Alves das Lãs, o promotor da construção das novas instalações do Intermarché, agiu em total desconformidade com os procedimentos urbanísticos em vigor, que exigiam que esta eventual demolição fosse atempadamente discutida e autorizada pelo Câmara Municipal.

Considerando que esse procedimento entrou em colisão com o projeto aprovado e demonstrou um profundo desrespeito pela Câmara Municipal.

Considerando ainda o relevante impacto social que essa atitude causou na generalidade da comunidade torrejana.

Considerando que a Câmara Municipal não esperou pelo debate agendado na Assembleia Municipal e aprovou uma solução que não respeita o projeto inicial e nem respeita a memória coletiva.

Recomendamos à CM que rejeite este caminho da “ilegalidade compensa” e que daqui em diante faça cumprir a lei e os procedimentos aprovados pelos diversos serviços de forma que a comunidade possa confiar que o seu património natural ou construído está defendido e que todos os munícipes serão tratados por igual.

Assembleia Municipal de 27 de Fevereiro de 2023

Os Representantes do BE