BE propõe reunião urgente para debater consequências da pandemia e medidas a tomar. Assembleia Municipal vai ser convocada
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal
Pedro Ferreira
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal
José Manuel Trincão Marques
O Bloco de Esquerda de Torres Novas vem por este meio expressar a sua profunda preocupação pelo desenvolvimento da pandemia nesta 2.ª vaga e pelas consequências que já se fazem sentir e aquelas que são previsíveis no que respeita à saúde pública, ao emprego, à situação social da população e à economia.
Como sempre dissemos existem vários níveis de intervenção no combate a esta pandemia e aos órgãos autárquicos municipais cabe definir a intervenção a nível local. As medidas nacionais são fundamentais mas existem outras que podem e devem ser tomadas a nível local – na defesa e promoção da saúde pública, no apoio directo à população, no apoio ao comércio e à economia local defendendo o emprego.
As medidas de prevenção e de mitigação ou são tomadas desde já ou poderão chegar tarde demais.
Durante a 1.ª vaga da pandemia o BE apoiou todas as medidas da Câmara Municipal e apresentou, em vários momentos, várias propostas quer na Câmara Municipal quer na Assembleia Municipal. Umas foram aceites e outras não. Não queremos agora voltar a esse debate.
Queremos deixar um apelo:
Que se promova o mais rapidamente possível um debate envolvendo os partidos representados na Assembleia Municipal para que seja elaborado um Plano municipal para esta fase de combate à pandemia.
Da nossa parte entendemos que se deve centrar nos seguintes aspectos:
- Saúde pública: Contenção da propagação através do reforço da higienização de espaços/edifícios públicos; zonas de contentores e ecopontos; distribuição gratuita de máscaras.
- Instituições Residenciais de Idosos/as e Instituições que prestam apoio à população: equipamento de protecção individual; Prontidão na resposta à eventual necessidade de isolamento de um surto infeccioso de alguma instituição Residencial para idosos.
- Apoio à população desempregada e/ou sem recursos financeiros – Criação de um Fundo de Emergência Social.
- Sensibilização da população e monitorização das suas necessidades.
- Reactivação da linha telefónica de Apoio ao Munícipe com ampla divulgação.
- Atendimento e apoio a vítimas de violência doméstica.
- Apoio ao voluntariado, criação de uma Bolsa que poderá ser activada em caso de necessidade das instituições sociais.
- Apoio ao comércio local e a micro e pequenas empresas através de apoio ao pagamento de rendas e emissão de vales a serem distribuídos junto dos munícipes.
- Prolongar a suspensão do pagamento de taxas municipais e propor que a Águas do Ribatejo faça o mesmo.
- Apoio aos artistas locais através de iniciativas presenciais ou virtuais.
Como sempre dissemos desde o início da pandemia consideramos este debate fundamental. Da nossa parte existe toda a abertura para conhecer as propostas dos outros partidos e chegar às melhores soluções.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos
P’lo Bloco de Esquerda de Torres Novas
António Gomes
Torres Novas, 1 de Novembro de 2020