BE propõe reunião urgente para debater consequências da pandemia e medidas a tomar. Assembleia Municipal vai ser convocada

O Bloco de Esquerda de Torres Novas dirigiu uma carta ao Presidente da Câmara Municipal e ao Presidente da Assembleia Municipal expressando a sua grande preocupação com a situação pandémica que se vive no concelho e a necessidade urgente de congregar esforços para encontrar as melhores soluções no apoio às pessoas e à economia. O Presidente da Assembleia Municipal, em resposta ao BE, informou que vai convocar uma sessão da AM extraordinária ainda este mês.

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal

Pedro Ferreira

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal

José Manuel Trincão Marques

O Bloco de Esquerda de Torres Novas vem por este meio expressar a sua profunda preocupação pelo desenvolvimento da pandemia nesta 2.ª vaga e pelas consequências que já se fazem sentir e aquelas que são previsíveis no que respeita à saúde pública, ao emprego, à situação social da população e à economia.

Como sempre dissemos existem vários níveis de intervenção no combate a esta pandemia e aos órgãos autárquicos municipais cabe definir a intervenção a nível local. As medidas nacionais são fundamentais mas existem outras que podem e devem ser tomadas a nível local – na defesa e promoção da saúde pública, no apoio directo à população, no apoio ao comércio e à economia local defendendo o emprego.

As medidas de prevenção e de mitigação ou são tomadas desde já ou poderão chegar tarde demais.

Durante a 1.ª vaga da pandemia o BE apoiou todas as medidas da Câmara Municipal e apresentou, em vários momentos, várias propostas quer na Câmara Municipal quer na Assembleia Municipal. Umas foram aceites e outras não. Não queremos agora voltar a esse debate.

Queremos deixar um apelo:

Que se promova o mais rapidamente possível um debate envolvendo os partidos representados na Assembleia Municipal para que seja elaborado um Plano municipal para esta fase de combate à pandemia.

Da nossa parte entendemos que se deve centrar nos seguintes aspectos:

- Saúde pública: Contenção da propagação através do reforço da higienização de espaços/edifícios públicos; zonas de contentores e ecopontos; distribuição gratuita de máscaras.

- Instituições Residenciais de Idosos/as e Instituições que prestam apoio à população: equipamento de protecção individual; Prontidão na resposta à eventual necessidade de isolamento de um surto infeccioso de alguma instituição Residencial para idosos.

- Apoio à população desempregada e/ou sem recursos financeiros – Criação de um Fundo de Emergência Social.

- Sensibilização da população e monitorização das suas necessidades.

- Reactivação da linha telefónica de Apoio ao Munícipe com ampla divulgação.

- Atendimento e apoio a vítimas de violência doméstica.

- Apoio ao voluntariado, criação de uma Bolsa que poderá ser activada em caso de necessidade das instituições sociais.

- Apoio ao comércio local e a micro e pequenas empresas através de apoio ao pagamento de rendas e emissão de vales a serem distribuídos junto dos munícipes.

- Prolongar a suspensão do pagamento de taxas municipais e propor que a Águas do Ribatejo faça o mesmo.

- Apoio aos artistas locais através de iniciativas presenciais ou virtuais.

Como sempre dissemos desde o início da pandemia consideramos este debate fundamental. Da nossa parte existe toda a abertura para conhecer as propostas dos outros partidos e chegar às melhores soluções.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos

P’lo Bloco de Esquerda de Torres Novas

António Gomes

Torres Novas, 1 de Novembro de 2020