COVID 19: PS aprova medidas de apoio tímidas e limitadas e chumba propostas do BE para um Plano de Apoio à Economia Local

Em Abril passado o BE / Torres Novas apresentou um conjunto de ideias para um Plano de Apoio à Economia Local. Estas propostas foram agendadas para a reunião camarária de 15 de Maio. A vereadora do BE apresentou então a disponibilidade do BE em esperar pelas propostas dos outros partidos e debatê-las em conjunto. Na última reunião de Câmara (21 de Julho) o assunto foi a debate e a votos em conjunto com a proposta do PS que se resumiu a isentar de taxas as esplanadas e o mercado não alimentar e ainda as rendas dos espaços comerciais ou de serviços em imóveis camarários. Muito pouco face à crise que se vive e que se agravará e chumbou as propostas apresentadas pelo BE que também mereceram o voto favorável do PSD. "Assim não vamos a lado nenhum..." concluiu a vereadora Helena Pinto. Mas como o BE não desiste entregou mais uma proposta que pode ler em baixo.

MEDIDAS NO ÂMBITO DA PANDEMIA

- O BE volta a insistir na necessidade de um programa de apoio ao comércio local que tenha impacto imediato. As micro e pequenas empresas precisam de apoio já para evitar o encerramento.

- Nesse sentido voltamos a propor que a Câmara aprove um programa de apoio que vise apoiar o pagamento de rendas e a emissão de vales a serem distribuídos aos/às munícipes que poderão ser gastos exclusivamente no comércio local e tradicional.

- Especial atenção deve ser dada aos trabalhadores/as em situação de lay-off ou desempregados e, em conjunto com a rede social, desenhar programas de apoio directo a estas famílias de modo anónimo. A Câmara deve informar-se sobre as empresas em lay-off no concelho de modo a estar na posse de toda a informação.

- Tendo em conta que a linha telefónica dedicada à pandemia terminou a Câmara deve encontrar outro meio de contacto directo com a população seja através de atendimento personalizado nas Juntas de Freguesia, por exemplo, seja através das redes sociais. Não pode continuar esta situação em que não existe um meio célere de contactar a Câmara, que fecha a partir das 14 horas.

- Devido às normas de distanciamento físico formam-se filas em várias locais, nomeadamente algumas instituições como, por exemplo, as instituições bancárias. A Câmara deve sensibilizar as instituições para colocar cadeiras cá fora de modo a que as pessoas que não podem estar em pé esperem sentadas. Com o calor verificam-se situações muito penalizadoras.

Torres Novas, 21 de Julho 2020

Helena Pinto, vereadora do BE

Conheça o documento apresentado em Abril e agora chumbado pelo PS:

https://torresnovas.bloco.org/content/medidas-para-apoiar-economia-local-contributos-do-be