Júris para Concursos para cargos dirigentes: andamos sempre à roda dos mesmos

Intervenção de Rui Alves Vieira - "Por isso deixo aqui a sugestão para que da próxima vez se alarguem horizontes na procura de júris para procedimentos concursais"

Assembleia Municipal, 23 de Maio de 2023

Ponto 04 – Designação de Júris para procedimentos concursais

De cada vez que há “Procedimentos concursais para cargos dirigentes”, andamos sempre à volta dos mesmos para encontrar membros para constituírem os júris desses concursos.

Municípios de Ourém, Entroncamento, Alcanena, Abrantes e também  Instituto Politécnico de Tomar, fazem sempre parte das escolhas e não fugimos muito daqui.

Obviamente que nada me permite questionar a competência e a seriedade técnica dos membros dos júris, mas creio que é legítimo perguntar porque é que procuramos sempre júris no Instituto Politécnico de Tomar e nunca vamos ao Instituto Politécnico de Santarém. Ou então, porque é que não vamos também procurar técnicos para constituírem os júris a outros municípios do Distrito de Santarém: Almeirim, Alpiarça, Coruche; ou porque é que não procuramos em Distritos nossos vizinhos – distrito de Portalegre, Castelo Branco ou Leiria, por exemplo.

É certo que desta vez fomos buscar um vogal à Marinha Grande. Mas ao mesmo tempo, também é certo que dos 10 procedimentos concursais, há 6 que são presididos por técnicos do Município de Ourém, o que não deixa de causar alguma admiração.

Por isso deixo aqui a sugestão para que da próxima vez se alarguem horizontes na procura de júris para procedimentos concursais na Câmara Municipal de Torres Novas