O ano de 2024 em revista

Momentos que marcaram o ano de 2024 para o Bloco de Esquerda em Torres Novas.

Logo a abrir o ano, e para o acesso universal a transportes públicos na nossa cidade, tivemos uma excelente notícia: o TUT, o nosso transporte urbano, passou a ser gratuito! Uma vitória importante para a mobilidade sustentável que o Bloco já tinha feito aprovar na Assembleia Municipal.

Os nossos autarcas desempenharam um papel essencial ao longo do ano, apresentando propostas, fiscalizando a atividade da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, colocaram questões, e solicitaram documentos necessários para garantir a transparência e o bom funcionamento da governação.

Na Assembleia Municipal entregámos 3 recomendações, 2 foram aprovadas por unanimidade:

  • Recomendação sobre a reabilitação da rua da Amendoeira
  • Recomendação para a realização de análises regulares das águas do rio Almonda

E tivemos uma rejeitada, que recomendava “preservar o carreiro das cobras”.

Como já é habitual, este ano apresentámos 44 propostas para o Orçamento Municipal, sempre com o objetivo de melhorar a vida de quem vive e trabalha em Torres Novas.

Também participámos no Boletim Municipal, divulgando as nossas ideias e posicionamentos, e ainda fizemos perguntas ao Governo para reforçar a ligação entre as necessidades locais e a política nacional.

Mantivemos os nossos projetos e atividades que já se tornaram parte da nossa identidade, como a tradicional sardinhada, a Sexta D’Ideias e ainda promovemos a apresentação do livro"Portugal Esquecido: Retratos de um País Desigual", de Catarina Martins e João Teixeira lopes

Além disso, participámos ativamente nas duas campanhas eleitorais deste ano (Legislativas e Europeias), na Conferência Nacional, no Acampamento de Jovens e no Fórum Socialismo 2024.

No ano em que se celebrou o 50.º aniversário do 25 de Abril, marcámos a data com várias iniciativas: uma conferência com Fernando Rosas, uma visita ao CHUDE, a participação na sessão solene e na manifestação, e noutras iniciativas nas freguesias, porque nunca é demais lembrar a importância da liberdade e da democracia.

Afirmámos a nossa solidariedade ao lado de quem luta. Estivemos com os trabalhadores e trabalhadoras do LIDL, com a população de Parceiros da Igreja na sua luta contra a Cratoliva, com os habitantes de Santa Maria pela reposição do caminho público e com os trabalhadores e trabalhadoras da Tupperware.

Marcaram também o nosso ano a participação no Dia da Espiga na nascente do Almonda, as ações de solidariedade com a Palestina, a iniciativa de defesa da floresta contra os incêndios e a nossa presença na Marcha LGBT em Santarém.

Além disso, respondemos a convites de instituições e associações locais, participando nas suas iniciativas e mostrando o nosso apoio. Atendemos ainda a muitos munícipes que nos procuraram para expor as suas dificuldades, reforçando o compromisso do Bloco com as causas e problemas concretos da população.

Já na reta final do ano, lançámos mais um projeto que nos enche de orgulho: o podcast, "Políticas de cá e outras coisas", um espaço de reflexão, debate e comunicação que promete crescer e continuar em 2025.

Foi um ano de muito trabalho, de lutas e de conquistas. E é com esta energia que iniciamos o novo ano. A todos e todas, desejamos um excelente 2025