Orçamento e eleições

Engenheiro, membro da Concelhia BE de Torres Novas, autarca

Em todo o documento do Orçamento Municipal para 2021, contam-se pelos dedos da mão a referência à pandemia e a necessidade de a enfrentar.

Em época de eleições estamos demasiado acostumados a ver o mesmo de sempre. Uma correria em inaugurações, em inícios de obra, primeiras pedras, comunicados e cartazes com promessas lindas. 2021 vai ser mais do mesmo. Talvez aconteça como em 2017, ano em que tivemos direito, por parte do PS, à colocação de cartazes com mentiras descaradas ou retroescavadoras a irem a algum sítio só para fingir que vão iniciar trabalhos e, assim que terminam as eleições, desaparecem. Já chega de nos insultarem com histórias da carochinha. No próximo ano há a desculpa perfeita. A pandemia tudo parou e atrasou e, por coincidência, os trabalhos daquelas obras que dão nas vistas derraparam todos para 2021. Para uma desculpa tão boa, é pena que o PS lhe dê tão pouca importância. Em todo o documento do Orçamento Municipal para 2021, contam-se pelos dedos da mão a referência à pandemia e a necessidade de a enfrentar.

A pandemia será boa desculpa para o que convém mas é um assunto muito incómodo para o que não dá votos. A ação do orçamento deveria ser o combate esta crise sanitária. Devíamos estar a discutir a resposta que vamos dar às pessoas que se encontram no desemprego, às micro e pequenas empresas que, nesta altura, vivem autênticos pesadelos e, também, a todas e todos que lutam em instituições que tentam dar algo a quem nada tem. Mas aquilo de que se irá falar será bem diferente. Falar-se-á de grandes e médias obras, de prestígio, glamour, inaugurações bem fotografadas e discursos empolados.

odos corremos o risco de cair nesta armadilha bem montada. Cair ou não cair, não está relacionado com a nossa inteligência ou perspicácia. Está relacionado com a experiência de quem já viu algumas décadas disto e está cansado do mesmo. Veremos até quando a receita de sempre funciona. Num município onde a iniciativa é a reação à iniciativa dos outros, quando a receita deixar de funcionar por outros lados, aqui será tarde demais.

Boa semana

Às 2.ªs Feiras na Torres Novas FM