Orçamento e Piscinas de Verão

Engenheiro, membro da Concelhia BE de Torres Novas, autarca

Quero falar-vos de verão neste tempos tão frios, em piscinas públicas em tempos que temos de estar afastados

Chegou a altura do Orçamento Municipal de 2021. Como sempre, o Bloco de Esquerda apresenta propostas em distintas áreas porque é isso ser oposição. Voltamos a apresentar as propostas a um executivo com maioria absoluta.

Nada disso nos demove e este ano são 45 propostas em áreas distintas. Obviamente as maiores preocupações estão relacionadas com a saúde pública, com o apoio à economia, com políticas sociais, a cultura e o ambiente.

Decidi que quero falar-vos de uma proposta em concreto. Uma que espero, vos aqueça o coração. Quero falar-vos de verão neste tempos tão frios, em piscinas públicas em tempos que temos de estar afastados. Faz-nos falta vermos a luz ao fundo do túnel e nada melhor que imaginarmo-nos dentro de água fresca quando o calor aperta, a ouvir as brincadeiras das crianças enquanto saltam para a água, o ruído de fundo da conversa dos mais velhos deitados na toalha.

Parece um sonho mas pode não ser. Cada vez que se partilham fotografias das antigas piscinas de verão de Torres Novas, surgem as imensas histórias de família, de tardes passadas a brincar e os lamentos de já não ter essa possibilidade.

Muito gostaríamos de ir ao rio Almonda em Torres Novas e mergulhar com confiança mas quando se dedica 30.000€ à limpeza do rio, sabemos que há sonhos realistas e outros impossíveis, por agora.

Mas as piscinas de verão existiram e deixaram de existir nos mesmos moldes. Haverá defensores dum lado e os descontentes do outro, não é o que importa agora. O que interessa é a solução.

Existe um terreno junto ao Rio Frio, antiga Casa Nery, ideal para o propósito. A sua aquisição já foi proposta pelo Bloco de Esquerda e volta a ser proposto.

Há investimentos que fazem falta e outros que dão jeito. Há muitos investimentos que ficam bem na fotografia e trazem muito pouco ao concelho. E há investimentos que têm consenso globalizado e nunca chegam à luz do dia.

Está na altura de mudarmos isto. Imaginem-se a aproveitar uma bela tarde de verão, com a família, os amigos, perto de casa e a ser felizes. Sonhemos que falta pouco, muito pouco para tudo isto poder ser uma realidade. Fica o desejo na época natalícia.

Boa semana