Refeições Escolares: BE faz análise critica ao relatório do ano lectivo 2019/2020

O BE solicitou o relatório sobre o fornecimento de refeições escolares no ano lectivo de 2019/2020. Aqui fica a análise crítica, notas e sugestões sobre o mesmo. 

Sobre o Relatório de fornecimento – refeições escolares 2019/2020

Notas e sugestões

Um relatório serve para prestar depoimento sobre o que se fez, como se fez, aferir situações positivas e verificar as menos positivas para apontar perspetivas para o que pode ser melhorado. O relatório em questão é exíguo em relação à informação prestada.

Face às conclusões do mesmo, temos a referir que mesmo considerando, que todas as situações consideradas negativas, não sabemos quais, foram resolvidas pelo prestador, um grau de satisfação 3,60 aponta para situações a resolver. Estranha-se que não se apresente qualquer sugestão nesse sentido.

Não há referência em relação ao tipo de refeições prestado. Seria interessante uma análise estatística em relação

a) opção vegetariana

b) opções por fornecedores locais (frutas, legumes, panificadoras, etc.).

Por último também seria importante para a prestação de um bom serviço aferir sobre o grau de satisfação das trabalhadoras.

Face às indicações dadas, resultam as seguintes questões que consideramos pertinentes quando se almeja um bom serviço de fornecimento de refeições escolares:

  • Reuniões de acompanhamento do fornecimento com a empresa fornecedora, pelo menos uma vez em cada período lectivo  - quantas reuniões e que efeitos produziu?;
  • Contacto com a empresa fornecedora das refeições via telefone e/ou correio eletrónico, sempre que necessário - quantos contactos e para que efeito?;
  • Visitas regulares aos refeitórios sempre que necessário, solicitado ou para simples verificação, sem que seja avisada a escola e a empresa prestadora do serviço, numa periodicidade nunca inferior a 1 visita por período letivo a cada refeitório - quantas visitas? O que se constatou e que efeitos produziu?;
  • Avaliação diária da refeição em cada refeitório, realizada por assistente operacional e/ou nutricionista do município onde são avaliados parâmetros como: quantidade fornecida, confeção dos pratos, tempero, higiene das instalações, respeito pela ementa, número de funcionários da empresa ao serviço - Qual foi a avaliação, que indicações foram dadas?;
  • Realização anual de inquérito de satisfação com o fornecimento das refeições escolares aos encarregados de educação (pré-escolar e 1ºCEB). No ano letivo 2019/2020 a média de satisfação foi de 3,60, numa escala de 1 a 5 - Não é uma média baixa relativamente à alimentação da população escolar? Que sugestões e que diligências foram tomadas para aumentar o grau de satisfação?

Bloco de Esquerda de Torres Novas

18.Agosto.2020