Reunião Câmara (Pública) 15 de Outubro

Esclarecimento sobre o direito a usar da palavra pelos munícipes nas reuniões públicas de Câmara; munícipe com deficiência necessita que alcatroamento chegue à sua porta na Charruada; Helena Pinto congratula-se com as informações da CCDR-LVT sobre o aeródromo de Pias Longas mas diz que é preciso mais, é preciso reverter o atentado ambiental.

PAOD

Saúdo todos/as os/as presentes na reunião e dado que novamente existe alguma confusão sobre o regimento da Câmara Municipal, vou ler o que lá está escrito:

Artigo 8.º - Período de “Intervenção do Público” 1. O período de “Intervenção do Público” tem a duração de 45 minutos, podendo ser prorrogado, e decorre no início da reunião;

2. Os/as cidadãos/ãs interessados/as em intervir para solicitar esclarecimentos concretos terão de fazer a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Presidência, com a antecedência de 8 dias, referindo nome, morada e assunto a tratar. Os/as restantes cidadãos/ãs inscrevem-se no próprio dia.

1 – Pergunto se existe alguma decisão sobre completar o arruamento na Charruada junto à casa do munícipe com deficiência que tem que utilizar uma cadeira de rodas para se deslocar? Infelizmente a resposta foi que não há nem vai haver, porque, segundo o Presidente, o munícipe está satisfeito com a solução actual.

2 – Gostaria de perguntar ao Senhor Presidente se teve conhecimento antecipado da intenção da Cervejaria Portugália se instalar no Torreshoping? A resposta foi negativa. Caso se tivesse sabido antecipadamente seria uma boa oportunidade para tentar que a cervejaria se instalasse no centro histórico de modo a contribuir para atrair pessoas.

3 – Congratulo-me com a informação sobre o aeródromo de Pias longas e com a constatação de que parte do território pertence a Torres Novas, facto que já sabíamos. Mas tenho que perguntar o que foi tratado na reunião com a CCDR no sentido de ser reposta a situação anterior, já que as movimentações de terras foram realizadas sem autorização. Isto é que importa, pois não podemos aceitar como facto consumado este atentado ambiental.

Torres Novas, 15 Outubro 2019

Helena Pinto, vereadora do BE