Reunião de Câmara (Pública) de 10 de Novembro

Helena Pinto, no PAOD, aborda a situação pandémica e informa sobre as diligências levadas a cabo pelo BE no que diz respeito à Fabrióleo, cuja actuação considera ter já ultrapassado todos os limites.

Veja também as intervenções em video:

https://www.youtube.com/watch?v=qSv6VbatOnk&t=5493s&ab_channel=Munic%C3%ADpiodeTorresNovas – 1:16:03 a 1:23:34 e 1:25:00 a 1:29:50

 

Reunião de CM – Pública – 10 de Novembro de 2020

PAOD - Período Antes da Ordem do Dia

1 – Cumprimento o senhor Presidente, vereadora e vereadores, todos os presentes e todos e todas que assistem à transmissão da nossa reunião. Quero agradecer o cuidado e os votos de boas melhoras que me têm dirigido durante este período.

Quero também saudar a e o munícipe que vieram colocar os seus problemas e dizer que registei a sua pertinência e que acompanharei o seu desenvolvimento.

2 – Sobre a situação de pandemia reforçar a preocupação que todos sentimos. É premente promover o diálogo e a concertação de posições sobre as acções da Câmara Municipal, aliás a exemplo do que aconteceu na 1.ª vaga da doença. É preciso melhorar os relatórios semanais, que devem ser públicos e divulgar o número de mortes. Não ganhamos nada em não divulgar toda a informação. O Presidente deveria promover uma reunião de trabalho com a presença do coordenado municipal da protecção civil para se fazer o ponto de situação e cada um dar o seu contributo. O BE dirigiu uma carta ao Presidente da Câmara, que ainda não respondeu, e ao Presidente da Assembleia Municipal que já respondeu positivamente dizendo que iria convocar uma sessão extraordinária onde se debaterão as medidas necessárias para fazer face à crise pandémica, social e económica. Da nossa parte apresentaremos um conjunto de propostas.

https://www.youtube.com/watch?v=qSv6VbatOnk&t=5493s&ab_channel=Munic%C3%ADpiodeTorresNovas – 1:16:03 a 1:23:34

3 – Fabrióleo: Quero informar sobre as iniciativas que o BE tomou sobre este assunto. Todo o processo após a declaração de encerramento confirmada pelo Tribunal ultrapassa todos os limites da decência. A actividade da Fabrióleo continua de forma impune, prejudicando a população e o ambiente e colocando em causa a autoridade do Estado. O BE teve uma reunião de trabalho com a senhora Secretária de Estado do Ambiente, que apenas tinha uma vaga ideia do que se passava, e dirigiu carta com informação detalhada ao Ministério Público e à Polícia Judiciária, que esperamos faça o que lhe compete – investigue até às últimas consequências. Percebo que o Presidente queira tomar todas as precauções sobre a reposição da legalidade urbanística, nomeadamente com notificação da empresa, mas não podemos nunca esquecer que as construções são ilegais e foram objecto de embargo que não foi respeitado. Quem está em incumprimento e grave é a Fabrióleo.

https://www.youtube.com/watch?v=qSv6VbatOnk&t=5493s&ab_channel=Munic%C3%ADpiodeTorresNovas – 1:25:00 a 1:29:50

Torres Novas, 10 de Novembro de 2020 - Helena Pinto, vereadora BE