Reunião de Câmara (Pública) de 21 de Setembro

Mensagem do BE sobre início do ano lectivo; passeios na rua Barreiro da Fita em Meia Via; prédio Galinha: ponto de situação da construção por fases; piscina interdita a maiores de 65 anos: coloração das águas do rio Almonda - assuntos colocados no PAOD pela vereadora Graça Martins

PAOD - Período Antes da ordem do Dia

A vereadora Graça Martins pronunciou-se sobre as questões levantadas pelos munícipes presentes:

Encerramento da rua Atrás dos Muros ao trânsito automóvel

A situação da pandemia apresenta uma séria realidade que condiciona a vida das pessoas. O BE já se pronunciou sobre essa matéria no início da pandemia, dizendo que se deveria facilitar os restaurantes para o seu negócio e para proteger as pessoas durante a pandemia, dando até exemplo de outras cidades.

Consideramos que podemos apoiar a pretensão do Sr. David, lamentando que seja só agora ao fim de quatro meses quase no fim de setembro que a Câmara Municipal apresenta uma solução.

Fabrióleo – Mais uma vez, apresentamos a nossa solidariedade ao povo do Carreiro de Areia e felicito o senhor Luis Lemos pela coragem de, mais uma vez aqui vir apresentar a situação, a solução passa também pela reposição da legalidade urbanística e isso cabe à CM fazer.

Mensagem Início de Ano Letivo

No início de um novo ano letivo 2020/2021 queremos saudar os professores e professoras, Direções escolares, pessoal não docente (serviços administrativos e auxiliares de educação), Centro de Formação, alunos e alunas, assim como as famílias que enfrentam este cenário de constrangimentos vários, associados à prevenção da Covid19. Os impactos desta situação apenas serão globalmente visíveis…quando “isto” passar...

Até lá, é exigido às escolas e a toda a comunidade educativa, a resiliência e a capacidade de superação, necessárias à restauração dos equilíbrios afetivos, psicológicos e cognitivos, para conseguir acompanhar aprendizagens e experiências significativas no decorrer do que é a educação.

No centro da ansiedade é fundamental assegurar o bem-estar docente, a sua integridade e a sua dignidade, prevenindo decisões erráticas e exigências desmesuradas.

Face às circunstâncias de isolamento mais severo, os professores e professoras enfrentaram a sua própria vulnerabilidade, ao mesmo tempo que carregaram com as decisões institucionais, os dilemas, preocupações e fragilidades das famílias e dos estudantes, ao mesmo tempo que prepararam o universo de alunos e alunas para exames nacionais, conclusões de ano e de ciclos formativos, ao mesmo tempo que procuraram respirar o alento.

É na escola que o mundo inteiro cabe, por isso é onde a democracia se prova, intensifica e confronta. É importante assegurar esse bem-estar, pela redução do número de alunos por turma, na objetividade da exigência burocrática, no olhar cuidado para o sector, na criação de mais lugares para auxiliares educativos, na simplificação dos processos, na multiplicação de oportunidades que dignifiquem a profissão, apostando no rejuvenescimento da população docente e, ainda criando formas de acompanhamento à recolha das experiências e sugestões, o que possibilitará diagnosticar dificuldades, aferir sentimentos e lançar caminhos de reinvenção.

Quando as máscaras ocultam as emoções, este tempo deveria privilegiar o treino da escuta, recolhendo exemplos, sugestões, depoimentos e testemunhos.

Além destas situações, os agrupamentos de escolas do concelho, enfrentam ainda a contingência das obras nos edifícios e espaços escolares de Sta Maria e na Escola Maria Lamas, obrigando ao alojamento provisório no Colégio Andrade Corvo e no Convento do Carmo. Soubemos que as condições deste realojamento poderão não ser as mais indicadas, pelo que será necessário um acompanhamento ativo no sentido de minimizar as consequências desta experiência. A Câmara Municipal tem um papel a desempenhar nesta situação e é sumamente importante que consiga antecipar e criar alternativas que contemplem todos e todas os/as estudantes, quer no acesso às refeições, transportes, acompanhamento psicológico, quer no diagnóstico sistemático à realidade escolar.

Importante também será ser consequente com essa análise e ter a coragem decisória para olhar a Escola de forma renovada, curiosa, dinâmica e empolgante. A recolha biográfica e/ou etnográfica destes processos, a par do reconhecimento que lhe é acrescido, permitem aprofundar os lugares de ensino/aprendizagem dentro e fora da instituição, procurando o sentido de aprender, além das narrativas do sucesso e da excelência que pautaram a cultura escolar dos últimos anos e que se mostram tão frágeis em momentos que inspiram solidariedade, empatia e fortalecimento comunitário.

São estes valores que contribuem para a formação afectiva, cognitiva e integral dos e das estudantes. Afinal estamos a viver, a nível civilizacional, uma grande lição de humanidade.

Outros assuntos

- Relativamente à rua Barreiro da Fita na Meia Via, o presidente comprometeu-se em assegurar, na penúltima reunião, que o passeio desta rua ia ser alargado. Pelo que se vê no local, os lancis dos dois lados da rua já foram reparados, o que indicia que não haverá outras obras para além do pavimento, é assim? Não acompanhamos a resposta do senhor presidente pois é contraditória com a resposta dada na anterior reunião, está gravado.

- Prédio do Galinha – Pergunto ao senhor Vice-Presidente se tem alguma informação sobre o início da 2.ª fase de construção do edifício na avenida 8 de julho, onde está instalada a agência de um banco e cujo promotor é Alfredo Galinha. A resposta do senhor vice-presidente é clarificadora ao dizer que o processo caducou, pois não entrou mais nenhum processo para a 2ª fase da obra.

- Piscina interdita a maiores de 65 anos - Pergunto ao senhor Presidente se já foi encontrada alguma solução para que as pessoas com mais de 65 anos possam frequentar a piscina municipal, respeitando as normas sanitárias, como é óbvio. O senhor presidente respondeu que em breve o assunto seria resolvido a contendo dos interessados com mais de 65 anos, ainda bem.

- Desde ontem, dia 20 de setembro, as águas do Rio Almonda apresentam uma cor muito escura. Perguntamos se têm alguma informação a este respeito. A resposta veio do senhor vereador Carlos Ramos que informou que as obras da Águas do Ribatejo, dentro da cidade, estão a ter consequências no rio Almonda.

Torres Novas, 21 de setembro 2020

Graça Martins, vereadora do BE