As três oliveiras, os três pastorinhos e o Parque da Liberdade

"Esta justificação dada – um olival onde os três pastorinhos tinham trabalhado e convivido – é anedótica. Nada disto está escrito ou documentado, mas mesmo que estivesse não justificava esta habilidade manhosa de querer ocupar o espaço público e laico com manifestações de ordem religiosa, pior, ainda para mais bacoca." - intervenção de Miguel Fanha na Assembleia Municipal

As três oliveiras, os três pastorinhos e o Parque da Liberdade

Não queríamos deixar passar em claro mais esta manobra do PS e deste executivo municipal que considera que o concelho de Torres Novas é o seu quintal e sem dar cavaco a ninguém (estranha comparação esta), qual presidente com maioria absoluta, resolve transplantar azeitona de Pé de Cão para o Parque da Liberdade.

Foi isto mesmo, à socapa, sem que se conheça qualquer decisão camarária, apareceram três oliveiras plantadas no jardim da Liberdade, junto à Escola de Polícia.

Primeiro, acha o PS e este executivo que o concelho e a cidade em particular são o seu quintal lá de casa? Se acham, estão enganados. O concelho e a cidade são das suas gentes, e, pelos menos desde 25 de abril de 1974 o regime instituído em Portugal foi a democracia.

Para além destes atropelos à história que não parece incomodar nenhum dos vereadores da maioria socialista as oliveiras não fazem, nunca fizeram parte do projeto daquele local cujo objetivo sempre foi enaltecer a Liberdade e homenagear os que lutaram antes do 25 de abril pela mesma.

Esta justificação dada – um olival onde os três pastorinhos tinham trabalhado e convivido – é anedótica. Nada disto está escrito ou documentado, mas mesmo que estivesse não justificava esta habilidade manhosa de querer ocupar o espaço público e laico com manifestações de ordem religiosa, pior, ainda para mais bacoca.

Esta intromissão abusiva naquele espaço alterando o projecto inicial e todo o seu espírito é no mínimo uma afronta, misturar os valores de Abril, que é de todos e todas com a crença de cada um, não lembrava ao diabo, mas lembrou ao presidente da Câmara.

Acima de tudo por uma questão de bom senso e pelo respeito que o Parque da Liberdade merece, o Bloco de Esquerda apela ao senhor Presidente da Câmara Municipal que remova de imediato a instalação feita e reponha o relvado no seu estado original.

Torres Novas, 27 de junho de 2023

Luís Miguel Fanha