A construção de edifícios no Médio Tejo

Autarca. Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Torres Novas.

PS na sua ânsia de ver números a crescer, olhou para a tabela e só viu o que lhe interessava, comparou o incomparável

O INE divulgou as estatísticas de construção dos anos 2018 e 2019 com base em estimativas e nas informações das empresas de construção. Significa isto que deveria haver por parte do PS/Torres Novas algum cuidado naquilo que tenta impor dentro da Câmara e não levar a Câmara a divulgar dados que não são rigorosos.

A Câmara podia e devia divulgar estes dados com base nos números que tem em sua posse: por que é que o urbanismo não faz essa compilação como o BE tem vindo a reclamar há mais de um ano e lhe são teimosamente negados?

Mas o que mais interessa analisar são os números que foram divulgados no site da CM. Serão aqueles números correctos, será uma análise rigorosa como se exige a uma instituição como uma CM, será aquela informação fidedigna, ou pelo contrário o PS, num nervosismo infantil, apenas preocupado em apresentar resultados para eleitores verem, publica coisas sem se dar ao trabalho de fazer uma leitura atenta e rigorosa?

Vejamos então o que se passou: o PS na sua ânsia de ver números a crescer, olhou para a tabela e só viu o que lhe interessava, comparou o incomparável, comparou os municípios como se fossem todos iguais, área, população, densidade populacional, etc., como se comparasse Torres Novas com Lisboa, exemplo - Torres Novas construiu 30 prédios e Lisboa 100, parecia que Lisboa construiu muito mais que Torres Novas, o que não seria verdade, só se pode comparar aquilo que for idêntico e nunca o que é diferente.

Em 2019, indica o INE, foram de facto construídos 65 edifícios, 25 dos quais moradias, os restantes são vários não identificados. Em 2012 foram 136 os edifícios concluídos, dos quais 56 moradias.

Vejamos o caso da Barquinha um concelho de muito menor área e muito menor população: em 2019 foram concluídos 25 edifícios, dos quais 15 foram moradias. Em 2012 foram concluídos 17 edifícios, ente eles 8 moradias.

Crónica de opinião publicada no "Jornal Torrejano"