Eleições à porta e a abstenção à espreita

Autarca. Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Torres Novas.

Com a abstenção andamos para trás, diminuímos a Democracia.

Votar é decidir, não votar é deixar a decisão que nos cabe nas mãos de outros.

Uma verdade, tantas vezes repetida, no entanto a abstenção tem mantido uma tendência ascendente nos vários atos eleitorais. Mas então porque não votamos? Certamente que as respostas são muito diversas, com grande peso para a desilusão, para o desinteresse, para a frustração de não ver as mudanças tantas vezes anunciadas e sempre adiadas.

A juventude tem vindo, nos últimos tempos, a evidenciar um grau elevado de empenho na causa ambiental, na causa feminista, no combate ao racismo e contra todas as discriminações, na defesa dos direitos dos animais, mostrando que está atenta e interventiva. Vivendo uma situação de desemprego muito alto, com a vida laboral marcada pela precariedade e com salários de miséria, temos uma geração com altas qualificações mas presa na precariedade. Esperemos que a sua mobilização corresponda também no voto no próximo Domingo. A nossa Democracia precisa disso.

Muita gente sente-se vencida pelo desespero, pela descrença, pelo deixa andar. E têm motivos para isso. Mas abdicar do direito de decidir não é o caminho.

Nestas presidenciais as opções são plurais e correspondem a projetos políticos. Excluindo a solução do ódio, do racismo, da xenofobia, que apresentando-se contra o sistema, representa afinal o pior que o sistema tem, temos por onde escolher, segundo as nossas convicções e apoiando o/a candidato/a que entendemos melhor defenderá o que consideramos importante para o nosso país.

O meu voto é conhecido, votarei Marisa Matias. É a minha candidata. Sabe o que quer e ao que vem, conhece o nosso povo e o mundo, quer que se juntem forças naquilo que mais importa agora – a defesa do SNS e a proteção das pessoas.

Com a abstenção andamos para trás, diminuímos a Democracia.

Cumprindo as regras sanitárias, é seguro ir voltar. Pega na máscara e na caneta e não faltes, vota!

António Gomes

Crónica de opinião publicada no "Jornal Torrejano"