IMI 2021: pensam que enganam quem?

Autarca. Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Torres Novas.

O PS pode até dizer que baixa o IMI, escrever em letras gordas, mas as pessoas sabem fazer contas,

O ano que atravessamos, e com toda a certeza também o próximo, são anos de excepção, anos particularmente difíceis para muitas famílias. Os rendimentos são menores, em alguns casos muito menores, muitos negócios fecharam ou estiveram fechados vários meses, o que aí vem ainda não se sabe, mas advinha-se, infelizmente. Se os vários partidos tivessem percebido o alcance da proposta do Bloco, de apoio ao comércio local no nosso concelho, a situação seria um pouco diferente, mas infelizmente todos preferiram ignorar o que se passa à nossa volta.
A factura do IMI poderia fazer alguma diferença para muitas famílias, mas para isso o valor da taxa tinha de descer consideravelmente, e essa era a proposta do BE, taxa mínima de 0.30 em ano de excepção. Significa que por cada 100 euros pagos em 2020 os munícipes poupariam 21 euros em 2021. Significa preocupação com a diminuição acentuada da população no nosso concelho e para isso são necessárias políticas para alterar esse declínio, como também é o caso do IMI.
O PS pode até dizer que baixa o IMI, escrever em letras gordas, mas as pessoas sabem fazer contas, sabem que se pagaram 100 euros este ano, no próximo pagarão 97.36, ou seja, pagarão a menos 2.64 euros. Insignificante…
Sabem que se o seu prédio estiver avaliado em 40 000 euros, pagaram 152 euros este ano e se mais nada se alterar para além da taxa, no próximo ano com 0.37 de taxa, aprovados por PS e PSD, pagarão 148 euros. Uma diferença de 4 euros!
É esta a ajuda às famílias que o PS e PSD apregoam e apregoaram em ano de pandemia? As pessoas sabem fazer contas e só se pode concluir que estão “a gozar com quem trabalha”.
Em ano de excepção, são precisas políticas de excepção, digo eu.
Gostaria também de registar a minha surpresa pelo posicionamento do PSD. O PSD apregoou, e publicitou um conjunto de ideias para apoiar as pessoas, as empresas e em particular as famílias, tinha as melhores propostas, no que toca ao IMI: 50% de desconto para as empresas, menos 20% para todas famílias, isenção para todas as famílias onde tivesse havido um despedimento, etc., eram todas propostas à margem da lei, não eram concretizáveis, pura demagogia.
Mas, pasme-se, agora, quando a Câmara e Assembleia Municipal são chamadas a decidir sobre a taxa de IMI, o PSD o que faz? Cai nos braços do PS e ainda o felicita pela proposta apresentada. A redução de uma centésima!
Lamento que o PS continue a exercer o poder como se nada de excepcional se passe à sua volta, como se não vivêssemos numa pandemia, como se as pessoas não sofressem com ela.

Crónica de opinião publicada no "Jornal Torrejano"