Diogo Gomes

17 de Maio - Dia Internacional contra a LGBTIfobia

Quem tem medo da bandeira arco-íris em Torres Novas?

Opinião de Diogo Gomes

António Gomes

Ainda as sondagens

Até hoje as empresas responsáveis pelos estudos de opinião não foram capazes de reconhecer o mau serviço prestado à democracia.

Patrícia Alves

Discurso de ódio e a extrema direita

O ser humano é facilmente convencido de que a culpa do seu fracasso é de outro

Graça Martins

Analisar os constrangimentos e potencialidades para se implementar uma estratégia de Conhecimento, Educação e Cultura no distrito de Santarém

Uma reflexão de Graça Martins sobre a urgência de encontrar estratégia para os tempos actuais. Do nacional até à realidade local.

"Porque a educação não acontece sem espanto, sem energia, sem encantamento. A aprendizagem tem de ser relevante e emancipatória, o ensino tem de ser empolgante. "

Patrícia Alves

Desigualdades sociais

Temos que nos lembrar que nem todos começam no mesmo lugar na corrida da vida

Mariana Varela

Violência na família

As relações conjugais assentes nesta “relação de poder” serão sempre fontes de infelicidade e desgaste para quem as vive.

Mariana Varela

Maioria absoluta e Democracia?

O escrutínio político, para o PS, é uma chatice

"Este ponto da agenda é feito à medida da isenção do pagamento d de Taxas Municipais de Urbanismo - TMU para a operação urbanística da Fábrica da Renova. Ou seja, pede-se a esta Assembleia para aprovar casuisticamente o “Relevante interesse público Social ou Económico à operação Urbanística da Fábrica de Papel do Almonda SA., com o objetivo único de isentar essa entidade do pagamento da Taxa Municipal de Urbanismo (TMU)" - intervenção de Rui Alves Vieira

Recomendação a apresentar à Câmara pela Assembleia Municipal:

"É com estes pressupostos que a Assembleia Municipal de Torres Novas, reunida em 13 de Junho de 2022 recomenda à Câmara Municipal que considere a gratuitidade dos TUT a partir do orçamento municipal de 2023."

Texto completo em baixo

Hugo Paz, autarca do BE, apresentou Moção para que a Junta de Freguesia tome medidas junta da Câmara Municipal para que se realize uma intervenção na rua da Liberdade de modo a que seja possível a mobilidade pedonal e que o tráfego automóvel seja feito em segurança. Foi aprovada por unanimidade.

As questões levantadas por Rui Alves Vieira ou ficaram sem resposta ou a resposta foi muito insuficiente. O Bloco não desiste de obter esclarecimentos e voltará a estes temas em breve.

Assuntos apresentados no PAOD: Muro na margem do Almonda; Fabrióleo; Mercado Municipal; PNSAC (Parque Natural Serra D' Aire e Candeeiros); Ponte do Lamego; Pedido de informação à Câmara sobre Loteamentos aprovados; Nascente do Almonda; Homenagem à Professora Helena Sentieiro.

Intervenção de Roberto Barata na Assembleia Municipal: «Em resumo: no ano de 2021 o Município garantiu o cumprimento das suas competências nas áreas básicas do serviço público e de resto é mais do mesmo – anúncios que já vêm de trás e muito pouca concretização tendo em conta que os projectos já vêm de trás. E quanto ao fundamental, já o havíamos afirmado na discussão do orçamento municipal, continuamos sem visão estratégica, debate público com os munícipes e projectos que mobilizem o interesse colectivo.»